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Receção aos alunos pelos diretores de turma
- Detalhes
Dia 16 de setembro de 2022 |
||
Turma |
Hora |
Sala |
5ºA |
9:00 |
2 |
5ºB |
9:00 |
6 |
5ºC |
9:00 |
16 |
5ºD |
9:00 |
18 |
6ºA |
10:00 |
24 |
6ºB |
10:00 |
13 |
6ºC |
10:00 |
22 |
6ºD |
10:00 |
10 |
7ºA |
10:00 |
27 |
7ºB |
10:00 |
17 |
7ºC |
10:00 |
15 |
7ºD |
10:00 |
14 |
7ºE |
10:00 |
5.5 |
8ºA |
11:00 |
7 |
8ºB |
11:00 |
9 |
8ºC |
11:00 |
11 |
8ºD |
11:00 |
19 |
9ºA |
11:00 |
23 |
9ºB |
11:00 |
25 |
9ºC |
11:00 |
12 |
9ºD |
11:00 |
8 |
No dia 9 de Setembro serão divulgadas as turmas no GIAE
Receção aos Encarregados de Educação pelos Diretores de Turma
- Detalhes
Turma |
Dia |
Hora |
Sala |
5ºA |
15 de setembro |
10:00 |
2 |
5ºB |
15 de setembro |
10:00 |
6 |
5ºC |
15 de setembro |
10:00 |
16 |
5ºD |
15 de setembro |
10:00 |
18 |
6ºA |
14 de setembro |
9:00 |
24 |
6ºB |
14 de setembro |
9:00 |
13 |
6ºC |
14 de setembro |
9:00 |
22 |
6ºD |
14 de setembro |
9:00 |
10 |
7ºA |
14 de setembro |
9:00 |
27 |
7ºB |
14 de setembro |
9:00 |
17 |
7ºC |
14 de setembro |
9:00 |
15 |
7ºD |
14 de setembro |
9:00 |
14 |
7ºE |
14 de setembro |
9:00 |
5.5 |
8ºA |
14 de setembro |
14:00 |
7 |
8ºB |
14 de setembro |
14:00 |
9 |
8ºC |
14 de setembro |
14:00 |
11 |
8ºD |
14 de setembro |
14:00 |
19 |
9ºA |
14 de setembro |
14:00 |
23 |
9ºB |
14 de setembro |
14:00 |
25 |
9ºC |
14 de setembro |
14:00 |
12 |
9ºD |
14 de setembro |
14:00 |
8 |
AVISO DE ABERTURA
- Detalhes
AVISO DE ABERTURA DO PROCEDIMENTO CONCURSAL ANO LETIVO 2022/2023
PARA TÉCNICO ESPECIALIZADO PARA APOIO INFORMÁTICO
No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, e nos termos estabelecidos no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, com a redação atual, declara-se que se encontra aberto o procedimento concursal para contratação, para o ano letivo 2022/2023, no regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas a termo para ocupação de uma vaga de um técnico especializado para apoio informático.
O concurso de contratação de escola realiza-se através da aplicação informática SIGRHE, disponibilizada para o efeito pela Direção Geral da Administração Escolar.
A oferta de contratação de escola é divulgada na página eletrónica do Agrupamento de Vila d’Este
O Procedimento de seleção é aberto pelo prazo de 3 (três) dias úteis.
- O procedimento concursal destina-se à ocupação de um posto de trabalho na modalidade de contrato de trabalho a termo certo até 31 de agosto de 2023 no âmbito do plano de desenvolvimento pessoal social e comunitário (PDPSC) autorizado por despacho do Sr Secretário de Estado da Educação
- Local de Trabalho: Nas escolas do Agrupamento de Escolas de Vila D´Este, com sede sita na Praceta da Escola - Vilar de Andorinho, 4430-390 Vila Nova de
- Fundamentos para a abertura do procedimento concursal comum: dificuldades sentidas pelos docentes, alunos e famílias na utilização das tecnologias de informação / comunicação. O recurso ao ensino tecnologicamente mediado permitiu constatar dificuldades na utilização dos recursos tecnológicos.
- O presente procedimento concursal é aberto a um técnico a contratar, que terá a função de assegurar:
- A manutenção atualização e o bom funcionamento do parque informático do Agrupamento, no que diz respeito a Hardware, Software e Rede Estruturada de Dados incluindo a Rede Wireless.
- Apoiará os docentes na construção de materiais para implementação em sala de aula, em sessões síncronas ou assíncronas (Classroom).
- Apoio a alunos e famílias na utilização de tecnologias.
- Apoio informático a todos os programas utilizados no Agrupamento (E360, Giae Onlin ,etc).
- Apoio nos kit’s da Escola Digital. Implementação e manutenção da página eletrónico e de todo o fluxo de informação dentro do agrupamento.
- Habilitações literárias exigidas: Licenciatura ou mestrado em Engenharia Informática ou similar.
- Forma de apresentação das candidaturas:
- Forma: As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação - (https://sigrhe.dgae.mec.pt/) onde deverão ser anexados os seguintes documentos:
- Cópia do Certificado de Habilitações;
- Cópia dos Certificados ou comprovativos de ações de formação realizadas com relevância para o posto de trabalho objeto de candidatura;
- Curriculum Vitae;
- Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;
- Declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer ou tenha exercido funções, devidamente atualizada e autenticada onde conste, de forma inequívoca, a categoria com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente às menções qualitativas e quantitativas obtidas na avaliação do desempenho dos últimos três anos, se aplicável.
- Assiste ao júri a faculdade de exigir aos candidatos, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
- Métodos de SeIeção:
- Avaliação do portfólio (30%):
a).Apresentação, organização e originalidade (até 5 pontos)
b). Habilitações académicas (licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento) (até 7 pontos)
c). Descrição da experiência profissional em contexto escolar (até 5 pontos)
d). Experiência profissional relevante para as características do horário a preencher (até 7 pontos)
e). Formação especializada ou complementar e ações de formação (até 6 pontos)
- Entrevista de avaliação de competências (35%).
Este método é aplicável apenas aos primeiros dez candidatos, a convocar por tranches sucessivas, por ordem decrescente de classificação conjunta da avaliação do portefólio e da informação sobre o número de anos de experiência profissional na área dos candidatos
- A entrevista de avaliação visa obter informações sobre os comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercício da função.
- A entrevista terá em consideração a elevada responsabilidade das tarefas que o técnico irá assumir e será conduzida segundo os seguintes subcritérios:
Subcritério 1-Conhecimento das funções e responsabilidade inerentes ao cargo/capacidade de resposta a situações concretas (19%)
Subcritério 2- Interesse e motivações profissionais (4%)
Subcritério 3- Capacidade para desenvolvimento de atividades no âmbito do projeto (4%)
Subcritério 4- Criatividade e iniciativa (4%)
Subcritério 5- Capacidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e de empatia (4%)
- Nº de anos de experiência profissional na área (35%).
- A publicação dos resultados obtidos na avaliação curricular é afixada em local visível e público nas instalações deste agrupamento de escolas e na sua página eletrónica.
- A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 100 valores, com valoração às centésimas, em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção com a seguinte ponderação: CF 100% = (P(30%)+ Entrevista (35%)+Anos Experiência(35%).
- São motivos de exclusão do presente procedimento:
a) 0 incumprimento dos requisitos mencionados neste aviso, sem prejuízo dos demais legais ou regularmente previstos;
b) Obtenção de uma valoração Inferior a 50% na avaliação curricular;
c) A obtenção de uma valoração final inferior a 50%, na aplicação dos métodos de seleção ou em resultado do emprego da fórmula do ponto 12.5 do presente aviso.
- A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 100 valores, com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.
- 0 Procedimento concursal tem caráter urgente, prevalecendo as funções próprias do júri sobre quaisquer outras.
- Composição e Identificação do júri.
Presidente:
Mª Luísa Guedes Gil da Costa Guimarães Valverde - Adjunta da Diretora
Vogais efetivos:
Mª Emanuel Aires Senos Menício – Adjunta da Direção
Olga Maria Lopes Barbeitos Castro - Professora de TIC
Vogais suplentes:
Sandra Cristina Rocha La Féria – Sub Diretora
Carlos Pedro Marques da Silva- Coordenador de EB
O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos por um dos vogais efetivos.
- A lista unitária de ordenação final dos candidatos, após homologação da Diretora do Agrupamento, é publicada na BEP; afixada em local público e visível das instalações do Agrupamento de Escolas de Vila D´Este e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.º Série do Diário da República, com informação sobre a sua publicitação, nos termos do n.º5 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.
- Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, o presente aviso é publicitado na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt) e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Vila D´Este.
Vila D´Este, 06 de setembro de 2022
A Diretora
Maria da Conceição Paiva da Silva
Aviso à Comunidade
- Detalhes
Informação à Comunidade Escolar
Organização do ano letivo 2022/2023.
-
CALENDÁRIO ESCOLAR - SEMESTRALIZAÇÃO
Vimos informar a nossa Comunidade Escolar da organização dos horários para o próximo ano letivo, 2022/2023.
Tal como todos os agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia, também o Agrupamento de Escolas Vila D’ Este irá adotar uma organização semestral do calendário escolar, de acordo com o seguinte calendário:
Calendário Escolar 2022/2023
|
Interrupções Letivas |
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|
Semestre |
Início |
Termo |
Início |
Termo |
|
|
1º |
16 de setembro 2022 |
29 de janeiro 2023 |
1ª |
23 novembro |
25 novembro |
|
2ª |
23 dezembro |
2 janeiro |
|||
|
3ª |
30 janeiro |
3 fevereiro |
|||
|
2º |
6 de fevereiro 2023 |
7 de junho (9º) 14 de junho (5º a 8º) 30 de junho (Pré e 1º ciclo) |
4ª |
20 fevereiro |
21 fevereiro |
|
5ª |
6 abril |
14 abril |
|||
|
Momentos de Avaliação |
Tipo de Avaliação |
Informação (aluno e família) |
|
|
1º |
Novembro |
Formativa |
Feedback qualitativo (descritivo) |
|
2º |
Janeiro/Fevereiro |
Sumativa |
Feedback quantitativo |
|
3º |
Abril |
Formativa |
Feedback qualitativo (descritivo) |
|
4º |
Junho |
Sumativa |
Feedback quantitativo |
-
HORÁRIO ESCOLAR
-
Educação Pré-Escolar
Os estabelecimentos de educação pré-escolar funcionarão em regime normal, de acordo com o seguinte horário:
|
A componente de apoio à família (CAF), dinamizada pelas instituições parceiras (Sol Maior) no âmbito do Projeto Gaia@prende+, funcionará entre as 07:30 e as 09:00. As atividades de animação e apoio à família (AAAF) funcionarão entre as 15:30 e as 19:30 (prolongamento de horário), com a animadora afeta ao Jardim-de-infância.
2.2. 1.º Ciclo
Todas as escolas funcionarão em regime normal:
|
Entrada |
Saída |
Almoço |
Entrada |
Saída |
AEC |
|
|
EBI Vila D’Este |
09:00 |
13:00 |
14:30 |
15:30 |
16:00/17:30 |
|
|
EBI S. Lourenço |
09:00 |
13:00 |
14:30 |
15:30 |
16:00/17:30 |
|
|
EBI Balteiro |
09:00 |
13:00 |
14:30 |
15:30 |
16:00/17:30 |
Nas escolas de 1.º ciclo é disponibilizada uma componente de apoio às famílias (CAF) nos períodos da manhã (07:30 às 09:00) e da tarde (17:30 às 19:30) implementada pelo município, em colaboração com instituições parceiras (Sol Maior).
As atividades de enriquecimento curricular (AEC) aprovadas para todos os anos, da responsabilidade da Autarquia, são:
-
Academia de Atividade Física,
-
Oficina da Música / Expressão Musical
-
Oficina da Animação / Laboratório da Criatividade.
Estas atividades funcionarão entre as 16:00 e as 17:30, à exceção de um dia por semana em que haverá flexibilização do horário:
Dia de Flexibilização: 14:30 – 16:00 AEC
16:00 - 16:30 Intervalo
16:30 - 17:30 Atividade letiva
2.3. 2.º e 3.º Ciclos
As atividades letivas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 08:20 e as 17:10.
Cada aula das diferentes disciplinas dos 2º e 3º ciclos terá a duração de 50 minutos, com intervalos sempre de 10 minutos entre as aulas.
Exemplo: Inicio 08:20 - 09:10 intervalo 10 minutos
09:20 - 10:10 intervalo 10 minutos
Os alunos só poderão permanecer na escola nas tardes que não tenham componente letiva se tiverem atividades com um professor.
3. RECEÇÃO DE INÍCIO DE ANO LETIVO
Atividades de Início do Ano Letivo 2022/2023
-
Data
Hora
1 /9
Apresentação dos docentes
2/9
9.30h
Reunião SADD
5/9
10h
Reunião do Conselho Pedagógico
6 /9
Reuniões de Departamentos e Grupos
7/9
Reuniões de Estabelecimento / Reunião Diretores de Turma
8; 9;12 13 /9
Conselhos de Ano / Conselhos de Turma
( calendário a divulgar)
14/9
9.00 h
Receção aos E.E. do 1º ciclo - 2º; 3º; 4º anos. (Prof. Titular/E.E.)
Receção aos E.E. dos 6º; 7º anos. (Prof. D.T./E.E.)
14/9
14.00 h
Receção aos E.E. dos 8º; 9º. (Prof. D.T./E.E.)
15/9
9.00 h
Receção aos E.E. da Ed. Pré-escolar. (Educadora/E.E.).
Receção aos E.E. do 1º ciclo – 1º ano. (Prof. Titular/E.E.)
15/9
10.00 h
Receção aos E.E. do 5º ano. (Prof. D.T./E.E.)
16/9
Inicio do ano letivo
Receção aos alunos
em todo o Agrupamento.
(De acordo com horário a divulgar)
Vila d’Este, 24 de agosto de 2022 A Diretora
Mª Conceição Paiva
“(Re)Construir a História… A Maqueta como Estratégia de Aprendizagem em História …”
- Detalhes
A escola atual exige mudanças e novas formas de aprendizagem, criativas e participativas, dinâmicas de compreensão e interação e aplicação de estratégias de motivação diversificadas que estimulem o interesse dos alunos, ampliem os seus horizontes de pesquisa, incentivando ao trabalho colaborativo e cooperativo e permitindo que o aluno seja o verdadeiro protagonista do processo de aprendizagem. Aprender História desta forma foi um desafio lançado aos alunos das turmas A, B e C do 8º ano e a todas as turmas do 9º ano, no âmbito da disciplina e acolhido com muito entusiasmo e empenho, resultando em excelentes trabalhos demonstrativos do valor que os discentes têm para a construção de uma escola de sucesso.
Área Disciplinar de História
A prof. Paula Domingues
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