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Dia 16 de setembro de 2022

Turma  

Hora  

 Sala

 5ºA

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 2

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 18

 6ºA

 10:00

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 13

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6ºD

 10:00

 10

7ºA

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 27

7ºB

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7ºC

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 15

7ºD

 10:00

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7ºE

 10:00

 5.5

8ºA

 11:00

 7

8ºB

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8ºC

 11:00

 11

8ºD

 11:00

 19

9ºA

 11:00

 23

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 25

9ºC

 11:00

 12

9ºD

 11:00

 8

 

 

No dia 9 de Setembro serão divulgadas as turmas no GIAE

  Turma  

Dia 

  Hora 

   Sala 

 5ºA

 15 de setembro 

 10:00

 2

 5ºB

 15 de setembro

 10:00

 6

5ºC

 15 de setembro

 10:00

 16

 5ºD

 15 de setembro

 10:00

 18

 6ºA

 14 de setembro

 9:00

 24

 6ºB

 14 de setembro

  9:00

 13

 6ºC

 14 de setembro

  9:00

 22

6ºD

14 de setembro

  9:00

 10

7ºA

14 de setembro

  9:00

 27

7ºB

14 de setembro

  9:00

 17

7ºC

14 de setembro

  9:00

 15

7ºD

14 de setembro

  9:00

 14

7ºE

14 de setembro

  9:00

 5.5

8ºA

14 de setembro

 14:00

 7

8ºB

14 de setembro

 14:00

 9

8ºC

14 de setembro

 14:00

 11

8ºD

14 de setembro

 14:00

 19

9ºA

14 de setembro

 14:00

 23

9ºB

14 de setembro

 14:00

 25

9ºC

14 de setembro

 14:00

 12

9ºD

14 de setembro

 14:00

 8

AVISO DE ABERTURA DO PROCEDIMENTO CONCURSAL ANO LETIVO 2022/2023

PARA TÉCNICO ESPECIALIZADO PARA APOIO INFORMÁTICO

 

No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário, e nos termos estabelecidos no Decreto-Lei nº 132/2012, de 27 de junho, com a redação atual, declara-se que se encontra aberto o procedimento concursal para contratação, para o ano letivo 2022/2023, no regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas a termo para ocupação de uma vaga de um técnico especializado para apoio informático.

O concurso de contratação de escola realiza-se através da aplicação informática SIGRHE, disponibilizada para o efeito pela Direção Geral da Administração Escolar.

A oferta de contratação de escola é divulgada na página eletrónica do Agrupamento de Vila d’Este

O Procedimento de seleção é aberto pelo prazo de 3 (três) dias úteis.

  • O procedimento concursal destina-se à ocupação de um posto de trabalho na modalidade de contrato de trabalho a termo certo até 31 de agosto de 2023 no âmbito do plano de desenvolvimento pessoal social e comunitário (PDPSC) autorizado por despacho do Sr Secretário de Estado da Educação
  • Local de Trabalho: Nas escolas do Agrupamento de Escolas de Vila D´Este, com sede sita na Praceta da Escola - Vilar de Andorinho, 4430-390 Vila Nova de
  • Fundamentos para a abertura do procedimento concursal comum: dificuldades sentidas pelos docentes, alunos e famílias na utilização das tecnologias de informação / comunicação. O recurso ao ensino tecnologicamente mediado permitiu constatar dificuldades na utilização dos recursos tecnológicos.
  • O presente procedimento concursal é aberto a um técnico a contratar, que terá a função de assegurar:
  • A manutenção atualização e o bom funcionamento do parque informático do Agrupamento, no que diz respeito a Hardware, Software e Rede Estruturada de Dados incluindo a Rede Wireless.
  • Apoiará os docentes na construção de materiais para implementação em sala de aula, em sessões síncronas ou assíncronas (Classroom).
  • Apoio a alunos e famílias na utilização de tecnologias.
  • Apoio informático a todos os programas utilizados no Agrupamento (E360, Giae Onlin ,etc).
  • Apoio nos kit’s da Escola Digital. Implementação e manutenção da página eletrónico e de todo o fluxo de informação dentro do agrupamento.
  • Habilitações literárias exigidas: Licenciatura ou mestrado em Engenharia Informática ou similar.
  • Forma de apresentação das candidaturas:
  • Forma: As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação - (https://sigrhe.dgae.mec.pt/) onde deverão ser anexados os seguintes documentos:
  • Cópia do Certificado de Habilitações;
  • Cópia dos Certificados ou comprovativos de ações de formação realizadas com relevância para o posto de trabalho objeto de candidatura;
  • Curriculum Vitae;
  • Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;
  • Declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer ou tenha exercido funções, devidamente atualizada e autenticada onde conste, de forma inequívoca, a categoria com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente às menções qualitativas e quantitativas obtidas na avaliação do desempenho dos últimos três anos, se aplicável.
  • Assiste ao júri a faculdade de exigir aos candidatos, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.
  • Métodos de SeIeção:
    • Avaliação do portfólio (30%):

a).Apresentação, organização e originalidade (até 5 pontos)

b). Habilitações académicas (licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento) (até 7 pontos)

c). Descrição da experiência profissional em contexto escolar (até 5 pontos)

d). Experiência profissional relevante para as características do horário a preencher (até 7 pontos)

e). Formação especializada ou complementar e ações de formação (até 6 pontos)

  • Entrevista de avaliação de competências (35%).

Este método é aplicável apenas aos primeiros dez candidatos, a convocar por tranches sucessivas, por ordem decrescente de classificação conjunta da avaliação do portefólio e da informação sobre o número de anos de experiência profissional na área dos candidatos

  • A entrevista de avaliação visa obter informações sobre os comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercício da função.
  • A entrevista terá em consideração a elevada responsabilidade das tarefas que o técnico irá assumir e será conduzida segundo os seguintes subcritérios:

Subcritério 1-Conhecimento das funções e responsabilidade inerentes ao cargo/capacidade de resposta a situações concretas (19%)

Subcritério 2- Interesse e motivações profissionais (4%)

Subcritério 3- Capacidade para desenvolvimento de atividades no âmbito do projeto (4%)

Subcritério 4- Criatividade e iniciativa (4%)

Subcritério 5- Capacidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e de empatia (4%)

  • Nº de anos de experiência profissional na área (35%).

 

  • A publicação dos resultados obtidos na avaliação curricular é afixada em local visível e público nas instalações deste agrupamento de escolas e na sua página eletrónica.
  • A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 100 valores, com valoração às centésimas, em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção com a seguinte ponderação: CF 100% = (P(30%)+ Entrevista (35%)+Anos Experiência(35%).
  • São motivos de exclusão do presente procedimento:

a) 0 incumprimento dos requisitos mencionados neste aviso, sem prejuízo dos demais legais ou regularmente previstos;

b) Obtenção de uma valoração Inferior a 50% na avaliação curricular;

c) A obtenção de uma valoração final inferior a 50%, na aplicação dos métodos de seleção ou em resultado do emprego da fórmula do ponto 12.5 do presente aviso.

  • A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 100 valores, com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.
  • 0 Procedimento concursal tem caráter urgente, prevalecendo as funções próprias do júri sobre quaisquer outras.
  • Composição e Identificação do júri.

Presidente:

Mª Luísa Guedes Gil da Costa Guimarães Valverde - Adjunta da Diretora

Vogais efetivos:

Mª Emanuel Aires Senos Menício – Adjunta da Direção

Olga Maria Lopes Barbeitos Castro -  Professora de TIC

Vogais suplentes:

Sandra Cristina Rocha La Féria – Sub Diretora

Carlos Pedro Marques da Silva- Coordenador de EB

O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos por um dos vogais efetivos.

  • A lista unitária de ordenação final dos candidatos, após homologação da Diretora do Agrupamento, é publicada na BEP; afixada em local público e visível das instalações do Agrupamento de Escolas de Vila D´Este e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.º Série do Diário da República, com informação sobre a sua publicitação, nos termos do n.º5 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.
  • Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, o presente aviso é publicitado na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt) e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Vila D´Este.

Vila D´Este,  06 de setembro de 2022

A Diretora

Maria da Conceição Paiva da Silva

Informação à Comunidade Escolar

Organização do ano letivo 2022/2023.

 

  1. CALENDÁRIO ESCOLAR - SEMESTRALIZAÇÃO

 

Vimos informar a nossa Comunidade Escolar da organização dos horários para o próximo ano letivo, 2022/2023.

Tal como todos os agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia, também o Agrupamento de Escolas Vila D’ Este irá adotar uma organização semestral do calendário escolar, de acordo com o seguinte calendário:

 

Calendário Escolar 2022/2023

     

Interrupções Letivas

Semestre

Início

Termo

 

Início

Termo

16 de setembro 2022

29 de janeiro 2023

23 novembro

25 novembro

23 dezembro

2 janeiro

30 janeiro

3 fevereiro

6 de fevereiro 2023

 

7 de junho (9º)

14 de junho (5º a 8º)

30 de junho (Pré e 1º ciclo)

20 fevereiro

21 fevereiro

6 abril

14 abril

 

Momentos de Avaliação

Tipo de Avaliação

Informação

(aluno e família)

Novembro

Formativa

Feedback qualitativo (descritivo)

Janeiro/Fevereiro

Sumativa

Feedback quantitativo

Abril

Formativa

Feedback qualitativo (descritivo)

Junho

Sumativa

Feedback quantitativo

 

 

 

  1. HORÁRIO ESCOLAR

 

    1. Educação Pré-Escolar

 

Os estabelecimentos de educação pré-escolar funcionarão em regime normal, de acordo com o seguinte horário:

 

Entrada

Saída

Almoço

Entrada

Saída

JI Vila D’Este

09:00

12:00

 

13:30

15:30

JI S. Lourenço

09:00

12:00

 

13:30

15:30

JI Balteiro

09:00

12:00

 

13:30

15:30

 

 

A componente de apoio à família (CAF), dinamizada pelas instituições parceiras (Sol Maior) no âmbito do Projeto Gaia@prende+, funcionará entre as 07:30 e as 09:00. As atividades de animação e apoio à família (AAAF) funcionarão entre as 15:30 e as 19:30 (prolongamento de horário), com a animadora afeta ao Jardim-de-infância.

 

 

2.2. 1.º Ciclo

Todas as escolas funcionarão em regime normal:

 

 

Entrada

Saída

Almoço

Entrada

Saída

AEC

EBI Vila D’Este

09:00

13:00

 

14:30

15:30

16:00/17:30

EBI S. Lourenço

09:00

13:00

 

14:30

15:30

16:00/17:30

EBI Balteiro

09:00

13:00

 

14:30

15:30

16:00/17:30

 

 

Nas escolas de 1.º ciclo é disponibilizada uma componente de apoio às famílias (CAF) nos períodos da manhã (07:30 às 09:00) e da tarde (17:30 às 19:30) implementada pelo município, em colaboração com instituições parceiras (Sol Maior).

 

As atividades de enriquecimento curricular (AEC) aprovadas para todos os anos, da responsabilidade da Autarquia, são:

  • Academia de Atividade Física,

  • Oficina da Música / Expressão Musical

  • Oficina da Animação / Laboratório da Criatividade.

Estas atividades funcionarão entre as 16:00 e as 17:30, à exceção de um dia por semana em que haverá flexibilização do horário:

Dia de Flexibilização: 14:30 – 16:00 AEC

16:00 - 16:30 Intervalo

16:30 - 17:30 Atividade letiva

 

2.3. 2.º e 3.º Ciclos

 

As atividades letivas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 08:20 e as 17:10.

Cada aula das diferentes disciplinas dos 2º e 3º ciclos terá a duração de 50 minutos, com intervalos sempre de 10 minutos entre as aulas.

Exemplo: Inicio 08:20 - 09:10 intervalo 10 minutos

09:20 - 10:10 intervalo 10 minutos

 

Os alunos só poderão permanecer na escola nas tardes que não tenham componente letiva se tiverem atividades com um professor.

 

3. RECEÇÃO DE INÍCIO DE ANO LETIVO

 

Atividades de Início do Ano Letivo 2022/2023

Data

Hora

 

1 /9

 

Apresentação dos docentes

2/9

9.30h

Reunião SADD

5/9

10h

Reunião do Conselho Pedagógico

6 /9

 

Reuniões de Departamentos e Grupos

7/9

 

Reuniões de Estabelecimento / Reunião Diretores de Turma

8; 9;12 13 /9

 

Conselhos de Ano / Conselhos de Turma

( calendário a divulgar)

14/9

9.00 h

Receção aos E.E. do 1º ciclo - 2º; 3º; 4º anos. (Prof. Titular/E.E.)

Receção aos E.E. dos 6º; 7º anos. (Prof. D.T./E.E.)

14/9

14.00 h

Receção aos E.E. dos 8º; 9º. (Prof. D.T./E.E.)

15/9

9.00 h

Receção aos E.E. da Ed. Pré-escolar. (Educadora/E.E.).

Receção aos E.E. do 1º ciclo – 1º ano. (Prof. Titular/E.E.)

15/9

10.00 h

Receção aos E.E. do 5º ano. (Prof. D.T./E.E.)

16/9

 

Inicio do ano letivo

Receção aos alunos

em todo o Agrupamento.

(De acordo com horário a divulgar)

Vila d’Este, 24 de agosto de 2022                                                                                                   A Diretora

Mª Conceição Paiva

A escola atual exige mudanças e novas formas de aprendizagem, criativas e participativas, dinâmicas de compreensão e interação e aplicação de estratégias de motivação diversificadas que estimulem o interesse dos alunos, ampliem os seus horizontes de pesquisa, incentivando ao trabalho colaborativo e cooperativo e permitindo que o aluno seja o verdadeiro protagonista do processo de aprendizagem. Aprender História desta forma foi um desafio lançado aos alunos das turmas A, B e C do 8º ano e a todas as turmas do 9º ano, no âmbito da disciplina e acolhido com muito entusiasmo e empenho, resultando em excelentes trabalhos demonstrativos do valor que os discentes têm para a construção de uma escola de sucesso.

 Área Disciplinar de História

A prof. Paula Domingues